Esferas da Expointer abrigam exposição de artesanato gaúcho

esferas_globos_bolas_alemanha_expointer
Os três globos formavam o estande da Alemanha Ocidental nas primeiras edições da feira, e foram doadas para o governo gaúcho. – Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

Uma das marcas da maior feira do agronegócio do Rio Grande do Sul, a Expointer, são as esferas coloridas na entrada principal do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Nas cores da bandeira do estado, cada globo abriga uma dezena de expositores de artesanato gaúcho. São cerca de 50 artesãos, de Porto Alegre e Região Metropolitana, que comercializam camisetas personalizadas, capas para almofadas, bonecas de porcelana fria para decoração e outros artigos.

A artesã de Canoas, Márcia Jobim, que ocupa um dos espaços há sete edições, fala que as esferas do parque são a grande imagem da feira. “Elas são o símbolo da Expointer. Vir à feira e não visitar as três esferas é como ir à Roma e não visitar o Papa”, brinca.

A aposentada Vânia Machado, de Bom Retiro do Sul, aprovou o preço dos artesanatos. “Não imaginava o que tinha dentro desse espaço, foi uma surpresa boa”, comentou. Já o pequeno Guto Marques, de 9 anos, que visita a feira com amigos da família, se divertiu entre os estandes. “Sabia que aqui nas lojinhas tinha mais coisas que lá fora (na feira)”, completou.

Globos da Expointer
Cada globo abriga uma dezena de expositores de artesanato gaúcho. – Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

Os três globos formavam o estande da Alemanha Ocidental nas primeiras edições da feira, e foram doadas para o governo gaúcho em 1974. Desde então, a prefeitura de Esteio e a administração do parque recebem inscrições de artesãos de todo o estado para participar da mostra. Outro local de exposição é o Pavilhão do Artesanato, onde é realizada a Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs).

O presidente da feira, Sérgio Bandoca, faz um convite para os gaúchos que ainda não visitaram a 40ª Expointer. “Estamos preparados para receber 600 mil pessoas com o nosso pessoal do artesanato, de gastronomia, do Boulevard e temos uma segurança reforçada. Com o tempo e a semana de sol, nós queremos que todos venham com suas famílias, pois estamos à disposição de vocês”, convidou.

A 40ª edição da feira do agronegócio segue até o próximo domingo (3). A programação da feira pode ser conferida aqui. São mais de 280 atrações simultâneas, entre exposições, palestras técnicas, shows e eventos culturais, além dos julgamentos e leilões de animais. Este ano, o evento conta com 3.207 animais de argola, de 88 raças diferentes, inscritos nas competições.

Texto: Letícia Bonato
Edição: Denise Camargo/Secom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s