Empresários da Serra afirmam ter confiança nas medidas tomadas pelo governo do Estado

Para Sartori, o setor empresarial é um parceiro na construção do desenvolvimento do RS – Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O presidente da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICS Serra), Edson Vinicius Morello, afirmou que os empresários da região estão “confiantes de que as medidas econômicas do governo Sartori surtirão efeito em breve”. A declaração foi feita em encontro do governador José Ivo Sartori e secretários com prefeitos, empresários e representantes de entidades, nesta segunda-feira (27), no Palácio Piratini.

Para o governador Sartori, o setor empresarial é um parceiro na construção do desenvolvimento do Rio Grande do Sul e este é o momento para mobilizar as lideranças pela aprovação dos projetos que “podem ser a única saída para a crise financeira do Estado”.

“Vocês têm acompanhado nosso esforço para construir um novo futuro. Estamos mudando o ambiente para os empreendedores gaúchos, e, sozinho, o Estado não consegue tudo. Nosso foco deve ser atuar naquilo que é essencial para o cidadão e prestar serviços de qualidade”, afirmou.

O presidente da CICS Serra, declarou que “os empresários que aqui estão são os que acreditam no RS, e que se dedicam às causas e às necessidades dos municípios representados por essa associação, sem vínculo político”.


A audiência reuniu secretários, prefeitos, empresários e representantes de entidades da Serra. / Luiz Chaves/Palácio Piratini

Atenção à segurança pública

Durante a audiência, Sartori relatou os esforços do governo para manter a eficiência em serviços para todo o estado. Entre as iniciativas e ações relacionadas à segurança pública, citou o Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM RS), que estabelece obrigações mútuas entre o Estado e os parceiros, como instituições vinculadas, secretarias estaduais, municípios, órgãos da esfera federal e entidades da sociedade civil. Implantado em abril deste ano, o SIM busca promover a integração institucional para a criação de ações no combate à criminalidade. Atualmente, mais de 70 municípios estão em processo de adesão.

“Temos dito que esse é o ano do início da mudança na segurança pública. Já temos uma série de projetos, que foram enviados à Assembleia Legislativa, que vão permitir chamar brigadianos aposentados e jovens egressos das Forças Armadas nos últimos cinco anos, com o objetivo de liberar servidores das funções administrativas para contribuir com a nossa prioridade, que é o policiamento ostensivo”, salientou o secretário Cezar Schirmer.

Somente em 2017, para a região, foram nomeados 97 brigadianos, e serão inauguradas, ainda neste mês, mais cinco delegacias centrais.

CICS Serra

Fundada em 2009, como uma associação civil, sem fins lucrativos, tem o objetivo de promover o desenvolvimento da indústria, comércio e serviços da Região da Serra. Com sede em Carlos Barbosa, é composta por 15 entidades de classe de municípios serranos, cuja população representa mais de 600 mil habitantes e é responsável por um PIB de aproximadamente R$ 10 bilhões/ano.

Estiveram presentes ao encontro os secretários do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi; de Transportes, Pedro Westphalen; da Segurança Pública, Cezar Schirmer; o diretor de Expansão da Corsan, Marcus Vinicius Caberlon; o vice-presidente da Associação, Elton Gialdi, e demais membros da CICS Serra; os prefeitos e representantes dos municípios de Antônio Prado, Casca, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Ipê, Nova Araçá, Paraí, Serafina Corrêa e Veranópolis; e os deputados estaduais Ronaldo Santini e Tiago Simon.

Texto: Letícia Bonato/Secom
Edição: Sílvia Lago/Secom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s